Postado por: Mundo Raimundo domingo, 21 de julho de 2013

Ávila Oliveira escreve para a coluna O Topo é meu!
E mais uma vez Márcio ficara de fora da festa da turma. Ao questionar o motivo pelo qual não havia sido convidado, Helen – a colega que senta-se na fileira à sua frente – resmunga, categórica, ‘Mas foi postado no grupo da turma!’. Reduzido a tal obviedade, Márcio não replicou. Além disso, não poderia perguntar, naquele momento, como não soubera que haveria tal confraternização de sua turma no salão de festas do Jéferson. 'Confraternização: alguém ainda usa essa palavra?' Melhor não perder tempo com isso agora, pois Matemática sempre foi o seu calcanhar de aquiles,e o professor já iniciara a aula de logaritmos.

Até semana que vem, galera’: era o momento em que a voz do professor sobrepunha o sinal estridente do intervalo. ‘Por que tão longo? Alguém é surdo?’ Márcio espera, paciente, que seus colegas de classe saiam, organizadamente, em direção ao pátio do cursinho. ‘Quantas pessoas cabem nesta sala? Mais de 200 alunos?’ – às vezes  esquecia que já era o seu terceiro ano de vestibular e que não teria tempo suficiente para familiarizar-se com tantos rostos. Talvez  preferisse ficar na sala de aula estudando durante o intervalo, mas era segunda-feira, e aquele seria o momento de rever os amigos. Eram poucos, porém pareciam ter muitas histórias para contar.

‘Instagram? Não uso. É preciso ter iphone para isso?’. Realmente, estava difícil ter vida social sem fazer uso da tecnologia. Perdia as festas da turma; não via as fotos dos amigos; não entendia as piadas dos professores sobre vídeos postados. ‘Postar’: sempre foi bom em Português, o problema são esses verbos da informática. ‘Tenho que fazer um facebook!’.

Agora vai ser gente’, disse Joana. ‘Finalmente, bicho do mato!’, reforçou Jéferson. Aquela decisão fora amplamente apoiada por seus amigos, e Márcio resolvera ingressar nessa rede social: ‘Dá para falar com todo mundo?’. ‘Até com a Dilma Bolada, se tu quiseres!’, soltou Helen, acompanhada por gargalhadas. Márcio não entendeu, mas também riu. ‘Vou fazer um facebook!’: nenhuma de suas resoluções - até então - gozavam de tanta aprovação. ‘O professor já subiu’, gritou Pedro, correndo enquanto dava as últimas mordidas no cachorro-quente.

É novamente segunda-feira. De seis amigos da turma, Márcio já ultrapassava a conta de sessenta amigos no seu facebook. Uma semana e dezenas de vídeos assistidos. Uma semana e muitas imagens visualizadas. Uma semana de facebook e uma dezena de dúvidas. Uma semana e Márcio abandonara o facebook. Não poderia – bem que tentara – entender aquilo tudo. ‘Ah, não leva tudo tão a sério’, dissera Pedro na saída da aula. ‘Ué, mas o perfil não é algo pessoal?’, retrucou Márcio. ‘Sim, mas não é filosofia aquilo lá, brother’. Não adiantou. Márcio cancelou sua conta no facebook.

Márcio não entendia muitas coisas. Não entendia como seus contatos curtiam suas postagens (enfim, entendera o vocábulo), mas não o cumprimentavam na saída da aula. Também achava estranho que o colega gay (ao menos assim se assumia na turma) se dizia católico em seu perfil. Pensou em adicionar o seu ex-professor de sociologia, mas decepcionou-se ao ver postagens machistas em sua linha do tempo. Tomou a resolução de abandonar a rede – dessa vez, sem ovação – ao ver que um colega, sempre calado e sozinho na sala de aula, assumia posturas agressivas e intransigentes nas postagens alheias (e com isso aprendeu mais um termo da internet: ‘troll’).


Não entendia muitas coisas. Fez uma lista dessas dúvidas, mas jogou fora juntamente com o rascunho dos logaritmos. Talvez Márcio pudesse publicá-las, mas nos comentários só receberia carinhas (emoticons, era essa a palavra certa) com a língua de fora. Talvez Márcio não tivesse nascido para ter essa vida social.


{ 4 comentários ... read them below or Comment }

  1. :p
    Brincadeira, não pude resistir...
    Cara, cê me transportou de volta a subir escadas, pude até imaginar a carinha acabrunhada do Márcio e seu amigo Pedro, cheio de espinhas ainda...

    ResponderExcluir
  2. Tento ser eu mesma, mas como não é um mundo tridimensional as coisas não são o que parecem ser! Ninguém vai no seu perfil e escreve seus defeitos, acho que assim não iríamos ser adicionados por ninguém! O mundo, a sociedade quer pessoas lindas e perfeitas, mesmo sabendo que isso não funciona desse jeito! Acho também que depende muito da personalidade da pessoa..eu por exemplo sou extrovertida,e me exponho mais, já uma pessoa tímida não! Nunca vamos ser nas redes sociais cópias fiéis de quem somos no mundo físico. Mas, eu prefiro tentar ser mais autêntica possível! Vlw! Erica Heemann

    ResponderExcluir
  3. "Helen" não sou eu ,né??? hein, hein??? :D

    ResponderExcluir
  4. me lembrou uma vez que uma amiga minha postou uma foto gravidíssima, com um barrigão já estourando, e eu trí feliz escrevi"Parabéns, fulaninha, pô, que legal, tu vai ser mamãe!!!" Algo assim, e ela ríspida me respondeu "Só agora, Raquel Lima!!!??". Fiquei 0_0
    Nunca ela me ligou pra contar ou me mandou um e-mail, o erro foi meu né, que perdi o EXATO momento que ela postou a novidade da gravidez, enfim...

    ResponderExcluir

+Populares

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Mundo Raimundo Blog - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -