Postado por: Mundo Raimundo terça-feira, 23 de julho de 2013

Leandro escreve para a coluna O Rei está Nu
    Descrever-se em poucas palavras é sempre um desafio. Não tenho a pretensão de encontrar boas definições ou ideias precisas em meio a tantas incertezas e dúvidas existenciais. Recorro então ao grande Raul que cantava "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante...".
    Procurarei nesse primeiro post falar um pouco sobre mim, sem, no entanto, me aprofundar em questões específicas. A ideia é fazer apenas uma breve apresentação, deixando para postagens futuras outras questões que pretendo levantar no blog.
    Desde a infância me encantava admirar o céu, as estrelas e a beleza da noite de lua cheia. Um dia seria astronauta, eu pensava, e viajaria esse universo imenso. Foi nos livros de Carl Sagan que essa paixão pela astronomia aumentou ainda mais. Destaco seu fantástico livro Pálido Ponto Azul, uma grande dica para os leigos apaixonados por Astronomia e diversas questões humanas que o autor discute com bastante profundidade. 
    A adolescência é sempre um período difícil, marcado por conflitos e indecisões. Muitos a concebem como “a pior fase da vida”, pensamento do qual discordo. Penso o período da juventude enquanto momento de início da maturidade, marcado pela típica contestação do mundo às ordens impostas e a todas as regras às quais estamos inseridos. O “espírito” da juventude baseia-se em generalizações, naturalmente, mas diz muito sobre mim também nessa fase. Nesse momento surgem as inquietações, a vontade de sair na rua e mostrar pras pessoas que esse mundo é uma porcaria, de fato, mas que é preciso mudá-lo. Sair da inércia é uma necessidade.
    Che Guevara dizia que "ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética". Frase brilhante de alguém que "dizia o que pensava e fazia o que dizia", como diria Eduardo Galeano. Era preciso não apenas pensar o mundo e compreender a realidade, mas, sobretudo, aliar a teoria à prática visando à real transformação do mundo e à emancipação humana. Acredito piamente na capacidade do indivíduo de mudar a realidade, no poder de atuação e de transformação social que cada um possui. 
    Hoje estudo História, essa que é há muito tempo minha paixão. Gosto de viajar, ler, escutar música ou assistir a um bom show. Gosto da liberdade de se fazer um pouco de tudo o que se gosta. 
    "Somos feitos de átomos, dizem os cientistas, mas um passarinho me contou que também somos feitos de histórias”.
    Somos todos conjuntos de histórias. Eis também nossa capacidade de, o tempo inteiro, fazermos História.

{ 1 comentários ... lê-os abaixo ou faz um novo! }

+Populares

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Mundo Raimundo Blog - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -