Postado por: Mundo Raimundo segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ane Brasil escreve para a coluna Soy Contra!

    A fonte é o Brasil de Fato: a rede McDonald's será a rede oficial da visita do papa ao Brasil e desenvolverá até lanche temático chamado “combo peregrino”. Piada pronta. Piada pronta de mau gosto.
    Vamos aos fatos? O tal papa Francisco se pretende progressista, fala em justiça social, em protagonismo dos países da periferia... e a tal de Jornada Mundial da Juventude tem como apoiador uma empresa que, sabidamente, vem explorando os jovens trabalhadores... alguém aí viu uma contradição?
    Vamos à Lenda? Reza a lenda fundadora do Cristianismo que, num dado momento, a divindade única fecundou uma virgem que deu à luz um moleque de nome Jesus. Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer e caiu na estrada com uns amigos, levando uma mensagem de paz, amor, tolerância e respeito ao próximo. Foi um sujeito desapegado das coisas materiais mas, foi também um sujeito que denunciava a injustiça social na Judeia ocupada pelos romanos. Conta-se que, certa feita, uma galera gritava SEM VANDALISMO enquanto o cabra metia o pé nas banquinhas dos vendilhões do templo, botando pra fudê e denunciando o desrespeito daqueles que profanavam com a sua ganância o templo sagrado de seu suposto Pai divino. Por conta disso, ele pegou uma cana dura, um tal Pilatos lavou as mãos e o pregaram num sinal de mais. Iconoclastias à parte, a mensagem do Novo Testamento é uma mensagem humanista e progressista, não é à toa que meus amigos da Teologia da Libertação sempre recorrem ao Novo Testamento e aos ensinamentos deste Jesus libertário.
    Voltemos, pois, ao Rio dos anos 2000? O país vem sendo tomado por manifestações desde o mês de abril. A Revolta do Busão em Natal, os protestos do MPL (Movimento pelo Passe Livre em São Paulo, no Rio, em Goiânia), o Bloco de Lutas pelo transporte público em Porto Alegre... enfim, o que começou na indignação pela passagem do busão agregou mais gente, mais causas... No Rio, tá rolando uma manifestação forte “ fora Cabral”: dia sim, dia não a galera faz plantão na frente da casa do governador, faz denúncias sobre a ação das milícias, a truculência da Polícia e... a tragédia que foi a quebra das vidraças de uma boutique de luxo ... além disso, teve o caso do Amarildo que sumiu. Um sujeito humilde, morador da Rocinha, foi convidado por PMs a ir até uma UPP. Lá se foi. Entrou na tal UPP, mas nunca mais saiu. Na Maré, numa ação rebote, pessoas foram mortas: Ademir da Silva Lima, André Gomes de Souza, Douglas Henrique de Oliveira, Eraldo Santos da Silva, Fabrício Souza Gomes, Igor Oliveira da Silva, Jonatha Farias da Silva, José Everton Silva de Oliveira, Lucas Daniel Alcântara Lima, Luiz Felipe Aniceto de Almeida, Marcos Delefrate, Renato Alexandre Mello da Silva, Roberto Alves Rodrigues, Valdinete Rodrigues Pereira... e ainda há corpos não identificados.
    E o papa vem ao Brasil, sob as bênçãos do palhaço?! E quer andar em carro aberto... para quê? Para justificar a ação truculenta da PM? Para satisfazer a sua vaidade? Ou seria apenas mais uma ação de merchandising para o McDonald's, essa empresa cujo lanche infeliz engorda e adoece nossas crianças? Essa empresa que massacra nossos jovens em seus primeiros empregos? Essa empresa que humilha funcionárias grávidas, deixando-as sem receber salário por 5, 6, 8 meses para forçar que peçam demissão? Essa empresa tão abençoada me parece mesmo ser muito adequada aos preceitos do tal cabeludo da Judeia!   
    Parabéns, Igreja Católica, vocês são ótimos em interpretação de texto (ou seria em hipocrisia?)
    Não tá acreditando que o McDonald's é a treva?
    Ok, dá uma olhada nesses links então:
    http://www.brasildefato.com.br/node/10843
    Charge via Latuff Brasil

{ 2 comentários ... read them below or Comment }

  1. Parabéns, Ane! Clara e objetiva como sempre!
    Tu sabes que não frequento o McDonald's, e que faço campanha pra que ninguém dos meus alunos procure emprego nessa biboca! Mas nunca tinha visto nada publicado assim.
    Continuar divulgando esses crimes! E orientando a galerinha mais jovem!
    Ah! sobre a vinda do papa... lembrei de uma música que a vá cantava, mas não da letra toda: "Paaaai Francisco entrou na rooda, toocando seu violão..."!
    Se já tá na roda...

    ResponderExcluir
  2. Com o humor mordaz de sempre, Ane consegue, a um só tempo, informar, criticar e mostrar indignação contra as injustiças com as quais temos tanta intimidade neste Brasil de tamanhas desigualdades, de uma forma deliciosa e bem-humorada. Sou fã!

    ResponderExcluir

+Populares

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Mundo Raimundo Blog - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -