Postado por: Mundo Raimundo quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Vívian Andrade escreve para a coluna PolemiCÃO




Um assunto delicado e talvez um conflito entre a liberdade de expressão e a liberdade de culto. Somente talvez. Mas, para mim, nada mais do que abuso de poder, homofobia, violência estatal e intolerância religiosa.
Duas meninas se beijaram em forma de protesto contra o pastor e deputado Marco Feliciano no evento evangélico ‘Glorifica Litoral’, no domingo 15 de setembro de 2013, na cidade de São Sebastião, interior de São Paulo. Eu estava presente e era uma das protestantes. Eu estava lá naquele verdadeiro show de alienação e ódio.


Estávamos conscientes de que era perigoso, já que éramos um grupo pequeno no meio de dois mil evangélicos. Sabíamos que fundamentalistas poderiam entender erroneamente que fomos até ali para protestar contra a sua religião, e, por isso, sentíamos um misto de medo, coragem e adrenalina.
Reunimo-nos em uma praça e saímos marchando, apitando e gritando coisas do tipo “Fora Feliciano” e “Doutor, eu não me engano: quem não tem cura é Feliciano”. O nosso grupo de amigos acordou de irmos todos de sutiã, principalmente os meninos. Escrevemos frases de protesto em nossos corpos e cartazes e, após dar uma volta do lado de fora do espaço em que ocorria o evento, entramos. Começava o show de uma cantora que, ao ver nossos cartazes de repudio a posturas homofóbicas e contrários ao deputado fake de pastor, começou a dizer que o demônio estava presente e estava provocando o povo de deus. Muitas outras indiretas comparando-nos ao Tinhoso Coisa Ruim foram lançadas pela cantora. A polícia nos abordou no meio da multidão e nos ameaçou com um artigo da constituição que criminaliza a perturbação e vilipendio de culto religioso que poderia nos colocar na prisão por até um ano. Pediram que baixássemos os cartazes, o que todos nós consentimos para não sermos levados presos. Desta maneira, nossos únicos objetos de protesto se converteram em nossas presenças e nossos corpos. Aguardamos o final do show e a entrada do deputado Marco Feliciano para que pudéssemos fazer o que viemos fazer: protestar contra suas posturas racistas, homofóbicas e machistas. Mal o pastor começou a falar, duas meninas, menininhas, foram alçadas por amigos e se beijaram. 

Joana Palhares, 18 anos, e Yunka Mihura, 20 anos. 
    
O pastor chamou a polícia, ofendeu de diversas maneiras a nós, todos os protestantes, e as meninas foram retiradas com truculência pela polícia. Elas foram agarradas com violência, alçadas e levadas para trás do palco, onde foram agredidas com tapas na cara. Enquanto isso, o pastor incitava palavras de ódio e a multidão vibrava com o horror daquela agressão toda. Como se não bastasse, o pastor ameaçou a imprensa para o caso de que o incidente fosse mais noticiado do que o evento em si. Também sentenciou de que a verdadeira resposta viria das urnas, quando elegerão a maior bancada evangélica jamais vista.
As meninas foram algemadas e levadas à delegacia, onde chegaram antes da meia-noite e só saíram por volta das três horas da manhã, após deporem, passarem por exame de corpo e delito, mas – óbvio e principalmente – era requerida a presença de um advogado para a sua liberação.
Muitos questionamentos vêm à minha mente.
- Com que autoridade uma acusação é transformada em culpa sem a presença de um juiz?
- Com que poder o deputado manda suprimir a liberdade corporal de duas pessoas e é atendido pelas forças de repressão do Estado (polícia)?
- Se o crime é perturbação de culto, quem decide se realmente se está perturbando?
- Como um beijo entre duas meninas perturba um ato religioso? Acaso o tal beijo impede os participantes do evento de adorarem seu deus?
- Por que um beijo constitui perturbação? Seria a religião evangélica homofóbica para incomodar-se tanto com um beijo gay?
- E se a religião evangélica é homofóbica, porque pertencer ou propagar ideias evangélicas não constitui crime?



E mais uma vez volto à questão da lei, como no meu texto anterior Onde está o crime e qual a relevância de sê-lo?. Quem a lei defende? Quem controla a lei e a sua execução? Como podem as acusadas não terem o poder de recuperar a sua liberdade corporal, sendo que sua prisão é arbitrária, já que beijar pessoa em local público não constitui crime?
É a alienação do sujeito em relação ao seu próprio corpo e à sua liberdade.

À custa de muita perseguição, damo-nos conta de que nosso corpo e nossa liberdade são o que existe de mais fundamental. Quando outra instância tem tamanho poder sobre as pessoas, não existe, para mim, outra interpretação que não seja a de que somos todos escravos.
Você não pode escolher estar aparte das leis ou estar sujeito a outras leis, mesmo que viva isolado. Você não pode usufruir dos benefícios do Estado (mesmo que viva dentro dele e pague tributos pelo que consome) se não obedecer a todas as suas exigências. E mais: você não pode discutir nem questionar a lei.
No entanto, ao mesmo tempo que o corpo e a liberdade corporal são fundamentais e o Estado deixa bastante claro que é dono delas, o mesmo Estado tende a conter a vontade de eliminação, de supressão do “sujeito” que perturba, já que sem o “sujeito” (muitas aspas: favor repensar a definição de sujeito) o Estado perde seu poder. Ao mesmo tempo que escraviza, doutrina, aliena e bitola; preserva de maneira perversa aquilo que sobra de modo a estender seu poder a outros indivíduos que vem adentrando o sistema.

Agora penso sobre a comoção que causa o abuso declarado de poder – ou apenas aquilo que identificamos como abuso – e a agressão ao corpo, o que simboliza. Estaríamos viciados no sacrifício alheio? Estaríamos ávidos pela agressão para poder identificar de onde vem esta força que nos aplasta? Por que permitimos os abusos do poder na maioria dos casos, mas quando se trata do corpo, nos revoltamos? Quem nos fez crer que o limite é este? Porque minha vida e minha liberdade devem estar confinadas à minha pele e não na esfera de relações ao meu redor? Quem nos aprisionou no corpo? São apenas reflexões.



           Falando sobre o que é apropriado ou não em um culto religioso: pode algo que está dentro da lei ser considerado inapropriado e causar prisão? Quem se excede quando isso acontece? A polícia? O deputado InFelicianus? A multidão que vibrava com o show de horror e violência? Como pode um opressor se julgar oprimido dentro do seu próprio espaço, que antes de tudo é espaço público? Ah, e financiado com dinheiro público, prezado “eleitor” (aspas para repensar quem elege e quem é eleito).
Evitei ler os comentários no Facebook das páginas e das pessoas que compartilharam a notícia. Não saberia por onde começar a argumentar e duvido que muitas pessoas estejam dispostas a refletir. A religião é dogma, e como tal não segue uma lógica... é fé, e a fé não se discute porque não há argumentos racionais, ou seja, não existe lógica na fé. A fé é a ausência da lógica, é onde esta esbarra encontra um abismo-limite devido à nossa impossibilidade de entender ou de explicar fenômenos. Talvez a nossa necessidade (soberba) de explicar as coisas seja o problema. Enfim, como dogma, como falta de lógica, a religião ensina às pessoas que elas têm o direito de fazer afirmações que não tem sentido, e o pior: que elas não têm responsabilidade pelas asseverações que colocam no mundo. E se não tem sentido, não há argumentação que o valha. Discutir com um religioso é discutir com as paredes.
Eu não gosto das religiões nem da fé. Gostaria que pudéssemos viver com a dúvida, com os ocos de sentido – milhões, bilhões – que constituem todos os infinitos: o infinito macro (para fora) e o infinito micro (para dentro). Considero a fé uma infantilidade, um déficit emocional; e estou disposta a discutir sobre isso. Quem se sinta tocado, por favor, este espaço é para isso (embora este texto não se proponha a discutir religiosidade e ateísmo, e sim o protesto feito contra o deputado e presidente da comissão dos Direitos Humanos... e vá lá saber direito de quem).
Dentro daquilo que penso como bom e correto está conviver com a dúvida. É uma condição sine qua non para se respeitar o outro, para que haja tolerância e boa convivência. A fé me parece uma necessidade de buscar um valor fora, um valor individual, especial, diferencial. E fico triste que alguém pense que o tem ou que seja possível tê-lo. É como eu digo: não somos mais nem menos, apenas somos assim como todas as coisas são, foram e serão.
É tão triste ver que tanto oprimidos quanto opressores mantém uma guerra ideológica que não faz mais do que alimentar o mesmo sistema. Um apelo: no sistema estão previstos estes embates, eles sempre existiram: revoltas, guerras, protestos, revoluções. Acho importante lutar por um espaço onde não se é oprimido, mas também acho importante, de alguma forma, deixar de alimentar esses conflitos que são tão simplesmente suprimidos, desvirtuados, descaracterizados, manipulados pela História e por aqueles que a escrevem. Parece-me necessário lutar contra o opressão dentro do sistema, como também dedicar tempo a sair dessas amarras, escapar das leis e das infrações.

Se o corpo e a nossa liberdade corporal são primordiais, uma prisão indevida (sem falar no ódio ao diferente praticado através da homofobia e da agressão física e moral sofrida pelas meninas) não seria a maior afronta contra os direitos individuais? Não seria esta prisão motivo de revolta de toda e qualquer pessoa, independente de convicções religiosas ou não? Não seria um fato tão grave, mas tão grave, que todo indivíduo deveria ver sua “autonomia” (estas aspas, hum, já sabem) assustadoramente posta em risco?
Neste texto há apenas algumas perguntas. Algumas. E não tem fim porque nada tem fim.

Quem quiser (se é que é apenas uma questão de querer...) que continue.




Informações importantes e adicionais:


O observador da religiosidade: Glorifica Litoral e o beijo de Joana 



Posicionamento da Ordem dos Advogados Brasileiros no JusBrasil: Feliciano manda prender gays após beijo 





Mídia internacional (TN é uma grande canal de televisão da Argentina): Diputado ordenó arresto de chicas por besarse en un culto


Facebook da Joana Palhares

Facebook da Yunka Mihura 


{ 40 comentários ... read them below or Comment }

  1. Sou evangélica desde que nasci, e dou graças a Deus por isso.
    Entende o "lado" de vcs e o "outro lado".
    Acredito que o PASTOR Marcos Feliciano, naquele momento quis resguardar o culto que ora acontecia, uma vez que vcs estavam ali protestando, e não se sabia até onde iria este protesto, digo isto no sentido de que no meio das pessoas que assistiam poderia ter alguma que se sentisse provocada e reagisse situação, ora criada por vocês de outra maneira.
    Há sim liberdade de culto. As pessoas que estavam ali estavam pela fé, aguardando a palavra de Deus que seria pregada, e sim acredito que o ato de vcs mudou todo o ambiente.
    Se vocês queriam chamar a atenção, conseguiram! Mas entendam que eu nunca ouvi falar de evangélico que foi até uma parada gay protestar e querer mostrar a sua "verdade".
    Respeitamos cada um. Quando vejo um casal do mesmo sexo se beijando em público, embora não seja o que aprendi como "certo", não passo a incomoda-los em nenhum momento e nem julgo.
    O ponto de vista que quero deixar aqui é que, quem quer respeito se dá o respeito.
    Eu não beijo meu marido em praça publica de sutiã para mostrar meu descontentamento com politico nenhum. Há lugar para tudo nessa vida. Não acho legal estar em um local público e tascar um beijão de língua no meu marido e, jamais faria isso em uma missa pra afrontar os católicos. Este gesto de vcs sim incita o ódio; Porque foi em meio a um culto religioso, onde vcs mesmo disseram que não acreditam na fé. Respeitem quem acredita.
    Deus as ama, ama muito e é por Ele que respiramos todo dia, Ele é amor, bondade.
    Particularmente, como evangélica que sou, também não concordo com a maneira de o POLITICO Marcos Feliciano abordar a questão da sexualidade, há varias maneiras de mostrar pontos de vista, e quando ele o faz, da a impressão que todos pensamos como ele, o que não é verdade. Embora evangélicos temos pontoo de vista diferentes, principalmente na abordagem do assunto que é tão delicado, e acredito que a maneira de abordagem dele fortaleceu a questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, anonimx (eu não gosto de falar com anônimxs pq acredito que cada um deve assumir a responsabilidade daquilo que fala... mas abrirei uma exceção neste caso), eu estava lá. Chegamos e assistimos cerca de uma hora um show evangélico, em silência, esperando a entrada do pastor. Apesar de estarmos de sutian e com os corpos escritos, nenhum, absolutamente nenhum evangélico presente fez alguma menção de incômodo, nem falou nada. Nós também estávamos pouco nos importanto com os evangélicos, queríamos protestar contra o pastor, e foi o que fizemos quando ele entrou no palco. Se alguém se incomodou além do pastor, ficou quieto. E ficando quieto ninguém pode saber se se incomodou. Achar coisas, dizer "eu acho que" não servem como fatos, porque são apenas achismos.
      Evangélicos protestam sim nas paradas gays, falta informação pra você.... procure no google (aqui vai um exemplo: http://soumaisevangelico.blogspot.com.br/2013/06/evangelicos-protestam-contra-casamento.html). Mas a questão aqui é a violência incitada pelo deputado, seu abuso de poder e sua homofobia. Sim, era homofobia. Se um beijo ofendeu Marco Feliciano, me explique porque meu beijo e do meu marido, feito no mesmo momento e local, não o ofendeu. Me diga porque eu não fui presa por perturbação de culto.
      Fomos protestar e protestamos contra o deputado. Quem se sentisse incomodado poderia se sentir incomodado também com a presença do pastor, já que ele é racista , homofóbico e machista. Por que o beijo poderia ter incomodado os presentes e não a presença do deputado, já que propaga o ódio usando a religião evangélica?
      Concordo que quem quer respeito deve respeitar, serve muito bem para o deputado, já que o protesto contra ele foi devido a INÚMERAS declarações de cunho preconceituoso do mesmo.
      Fico feliz que hajam evangélicos que não concordam com as posturas do pastor. Só gostaria que vocês fossem responsáveis por aquilo que acham e começassem a criticar o deputado, e, quem sabe, até nos ajudassem na campanha 'Fora Feliciano', já que ele denigre a imagem da religião evangélica. A não ser que o interesse seja apenas em criticar um protesto, mesmo entendendo que há motivos para se protestar.

      Excluir
    2. Não é interesse somente em relação ao protesto. Não concordo com o fato da prisão. Mas vcs sabiam do risco que corriam, sinceramente fico triste por escolherem um culto para o protesto, pois respeito o local de adoração a Deus. Vc pode classificar como achismo, mas quando digo "eu acho" quero me referir no sentido de "eu penso desta forma". Também não gosto de publicar como anonima, mas tenho meus motivos pessoais. E vcs deixaram aberto a opinar, do contrário não teria escrito uma virgula. É dificil expressar meu lado onde penso que o culto deveria ser respeitado, quando na verdade "eu acho" que quem faz protestos deste tipo não deve frequentar de fato uma igreja e nem cresceu em ambiente evangélico. Por isso entende MESMO o lado de vcs. Só peço, respeitem o nosso e não generalizem. Deus é amor. Vivo deste amor.

      Excluir
    3. Anonimx, eu que estive no protesto e inclusive fui agredido também, cresci em ambiente religioso, de familia religiosa (não evangélica, mas sim religiosa) eu particularmente fui evangélico, sofri de todos esses delirios como: falar linguas, ser arrebatado, chorar, rodopiar, tremer e tudo que acontece e que as pessoas acreditam serem um estado "normal", eu vi que isso não era um "estado normal" de agir e de ser e que não havia nada daquilo, nada daquilo fazia sentido, mas esse sou EU, COM RESPEITO DA PALAVRA DE UM EX EVANGÉLICO, EX CATÓLICO, EX MACUMBEIRO, EX ESPIRITA KARDECISTA E ETC, PASSEI POR VÁRIAS RELIGIÕES, o ambiente religioso foi o lugar onde mais aprendi sobre desrespeito na pratica, sobre preconceito na pratica, pra começar, fala-se mas sobre satanás do que sobre deus, segundo que é o grupo que mais vigia a vida alheia, terceiro que foi o lugar onde vi aprendi todos os tipos de desrespeito com o outro,"Deus é amor"? Só pra quem é evangélico e que não é pecador, porque não perdem de desejar o inferno para uma pessoa de religião africana (vulgo macumbeiro), como é que um religioso pode falar em respeito se dentro de suas quatro paredes pregam o desrespeito com o outro, com o seu semelhante? Se você agir como eu, for como eu, pensar como eu, agir como eu, você será respeitado, se não eu te desejo o fogo eterno, deus irá te mandar para um sofrimento eterno! É isso que se ensina, amor lá dentro não passa de demagogia. Te digo mais, o cristianismo por exemplo a mais de 2000 anos vem pregado o ódio, perseguido negros, homossexuais, mulheres, deficientes, vem matando indios, causando genocídios, "guerras santas" e etc justificados com palavras de um livro que se acredita ter vindo de "deus", como depois de 2000 anos de história negra da religião, um beijo causou mais desrespeito do que tudo que a religião tem feito para a humanidade? Pode me responder?

      Excluir
    4. Ponto de interrogação: Nem toda igreja evangélica "sofre de todos esses delirios como: falar linguas, ser arrebatado, chorar, rodopiar, tremer e tudo que acontece", como você disse. Talvez você não tenha encontrado um lugar que fale sobre amor verdadeiro e respeito. Digo por mim mesma, sou evangélica, minha igreja não age de acordo com o que você disse. Nem todo evangélico apoia Feliciano.
      Bom, e sobre o caso aqui não vou falar muito, pois concordo em partes com o que está escrito, e não quero me estender muito. Só queria mesmo era dizer que o Feliciano e muitas outras falsas igrejas, denigrem sim a verdadeira imagem dos evangélicos.

      Sim Deus é Amor! mas muitas pessoas não entendem isso, e agem de forma errada, e denigrem ainda mais a verdadeira imagem evangélica. Encontre uma igreja que fale sobre o amor, o amor que não julga, pois só Deus tem poder de julgar, eu não sou ninguém pra julgar alguém, pra julgar um homossexual, por exemplo.
      Não jogue tudo no mesmo saco, que todas são iguais, que todos evangélicos são iguais, pois não são. ;)

      Excluir
    5. Era Justamente o que a Jéssica disse que eu estava pensando ao ler tua postagem. A religião que vc conheceu nada tem haver com a que temos em nosso coação em primeiro lugar. Amamos uns aos outros, sem demagogia, não julgo porque não cabe a mim, a minha opinião guardo comigo. Creio que assim como eu, que levo a palavra de Deus em meu coração, há muitos outros evangélicos que não denigrem o evangelho de Jesus Cristo, o qual deu a sua vida para salvar a humanidade, realmente não há maior prova de amor do que esta... Muitas pessoas estão generalizando os evangélicos e estamos sendo perseguidos também por causa destes falsos "evangélicos" que só denigrem.. realmente o amor passa longe deles, antes de atirar palavras ofensivas deveriam ter amor ao próximo e não buscar o bem pessoal.

      Excluir
    6. onde lê-se "coação" é CORAÇÃO

      Excluir
    7. Anonimox nada pessoal, mas estou bem sem deus, quando falo religião, estou estendendo minha opinião a todas as religiões que pregam desamor. Aquelas pessoas foram lá pra "glorificar a deus", mas ficaram lá pra ouvir as palavras do lunatico do fake pastor/ fake deputado InFelicianus, que pessoa em sã consciência segue aquele maluco? Vocês dois ficariam lá pra ouvir as palavras de um louco? Se ficassem seria tão loucas quanto ele, aquelas pessoas aplaudiram uma cena de violência! Vocês aplaudiriam? Tentariam impedir a covardia? Se colocariam contra a atitude dele? Apenas reflita tá ok? Quanto a ser perseguidos, não fico sabendo de evangélico que morre com lâmpada fluorescente na cabeça, nem evangélico prezo por ser evangèlico, nem o que fora pregar na parada gay foram presos, não vejo caso de evangélico, posso estar errado, mas creio que os evangélicos se estão passando por preconceito, então sabem o que é essa dor e todos deveriam fazer campanha CONTRA o preconceito! Façam uma campanha: Sou evangélico, mas não sou intolerante! Feliciano não nos representa! Quem sabe a coisa não fica mais amena pros dois lados certo? Sem mais, bjokas e fiquem em paz!

      Excluir
    8. O que estas duas e a ditadura do Movimento LGBT precisa entender de uma vez por todas é: 1) Ninguém está chamando o beijo delas de escárnio, desde que fosse na casa delas. O local onde elas estavam era um evento privativo de um grupo, que tem outros princípios morais que devem ser respeitados no local que lhes pertence; 2) Exigir respeito e o direito constitucional de realizar o seu culto religioso sem ser perturbado não é autoritarismo. Autoritarismo é tentar impor a uma sociedade à força a sua opção sexual e agredir em aviões e em veículos particulares, quem dele discorda; 3) Os cultos religiosos não são financiados com dinheiro público. Que é financiado com muito dinheiro público é a parada gay; 4) Praticar crimes como perturbar culto religioso não contribui com nenhuma melhoria, nem lenta nem rápida; 5) Ninguém tem nada a ver com o 'amor' das duas, nem se está discutindo se elas pensam ou se são belas e/ou feias; 6) Um beijo de entre dois homens, duas mulheres em um culto religioso perturba sim, um evento evangélico, pois, contraria aos princípios Bíblicos que cremos. Ninguém é obrigado a crer como nós. Porém, se naquele recinto o evento é particular de um grupo, só devem participar aqueles que ou concordam com os seus princípios, ou pelo menos os respeitam. Eu não sou católico, nem adoro imagens. Entretanto, não posso entrar em uma Missa e proferir coisas contrárias a isso. Aquele local é privativo dos Católicos. Não sou espírita e discordo da reencarnação. Isso, porém, não me dá o direito de entrar em Centro Espírita e desdenhar da crença deles. Devo fazê-lo em um local a mim reservado. Se alguém quer beijar uma pessoa do mesmo sexo, não é em um templo religioso que deve fazer isso.
      Weliano, evangélico, Osasco - SP

      Excluir
    9. Agora sim, concordo com você Ponto de interrogação ;)
      Mas eu só não disse que estou sendo perseguida ou vítima de "evangélicofobia", só que evangélicos falsos como Feliciano realmente não me representa, e só denigrem a imagem de evangélicos.
      Fica em paz também ;)
      Enquanto ao Weliano, concordo com vários pontos que você escreveu, mas eu penso que nada justifica a humilhação, a prisão, e as agressões sofridas por elas.

      Excluir
    10. na prefeitura o GLORIFICA LITORAL é registrado como um evento cultural e não como um evento religioso !

      O Pr Feliciano é do partido do PSC - Partido Social Cristão .
      O Prefeito dessa cidade é o Ernane, também é do partido do PSC .
      Quando Feliciano subiu ao palco ele chamou o filho do prefeito que é vereador aqui da cidade, também do PSC, fez sua propaganda politica e ocorreu o beijo .

      TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES !

      Excluir
  2. Evangélicos não precisam ir a uma parada gay mostrar a sua "verdade". Eles já a empurram goela abaixo o tempo todo. Eles já oprimem o tempo todo. Esse protesto foi uma reação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas foram a um culto... sim era um culto. Esse protesto foi uma reação... Ao político? ao pastor? Aos que estavam ali?
      Ao citar "eles já empurram goela abaixo" vc está generalizando. Particularmente não gosto disso.
      Eu não empurro goela abaixo minhas opiniões por exemplo.

      Excluir
  3. A questão é simples, foram ao culto protestar contra a religião. Querem respeito, mas não respeitam. PIADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando foi que a religião respeitou os direitos dos outros? Piada, esse negócio de religião respeitar...

      Excluir
    2. A religião respeita sim, por acaso ela lhe obriga a acreditar em seus dogmas?? Não, a resposta é não, mas esse grupo gayzista adora se fazer de vítima, essa que é a verdade.

      Excluir
    3. Anonimx, que usa a palavra "gayzista" entra na nossa classificação de homofóbicx. E como homofóbicx, não parte da razão. Sem mais.

      Excluir
    4. Sempre a mesma coisa, desviam o foco do assunto para não responder, isto se chama falta de argumentos.

      Excluir
    5. Tava só esperando quando ia entrar a acusação de homofobia... previsíveis!

      Excluir
    6. Anonimx, que usa a palavra "gayzista" entra na nossa classificação de homofóbicx. E como homofóbicx, não parte da razão. Sem mais.

      Excluir
    7. Sempre a mesma coisa, desviam o foco do assunto para não responder, isto se chama falta de argumentos.

      Excluir
    8. Sempre a mesma coisa, comentando como anônimo e se colocando no lugar de vitima quando é opressor! Volte para seus estado de EGO adulto, você não tem mais 7 anos! (eu acho)

      Excluir
    9. Continua não respondendo as questões.
      Vejo que não conhece os principios básicos de uma argumentação e já parte pra Ad hominem (em vez de atacar uma afirmação, ataca a pessoa que a proferiu), foje do assunto, comete diversas falácias para sustentar seu ponto de vista. Repito, isto se chama falta de argumentos.

      Excluir
    10. Se te responde lindão: na prefeitura o GLORIFICA LITORAL é registrado como um evento cultural e não como um evento religioso !

      O Pr Feliciano é do partido do PSC - Partido Social Cristão .
      O Prefeito dessa cidade é o Ernane, também é do partido do PSC .
      Quando Feliciano subiu ao palco ele chamou o filho do prefeito que é vereador aqui da cidade, também do PSC, fez sua propaganda politica e ocorreu o beijo .

      TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES !

      Excluir
  4. Fico chocado quando leio opiniões que "acham" que as meninas mereceram a prisão por que se beijaram em praça pública num culto evangélico e outros que ainda acham que se tratava de um protesto contra a religião, ora, duas pessoas se beijarem é protesto contra um religião? os milhões de beijos que acontecem todos os dias em praça pública é um protesto contra sua religião?... bem, só espero que um dia o ato de pensar não seja "protesto" contra a religião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi ninguém opinar que elas mereciam a prisão....

      Excluir
    2. Até agora, quem tenta criminalizar o ato de pensar é o movimento LGBT com a PL - 122

      Excluir
  5. Como é pessoal? Evangélicos não vão protestar na parada gay? Certeeeeeeeezaaaaaaaaaaaaaaaa? Olha olha hein. Que tal conferir essas matérias! :

    Evangélicos vão à Parada Gay para tirar homossexuais do 'mau caminho'

    Com panfletos e pregações, um grupo de quatro evangélicos batistas de Santo André (SP) resolveu ir à Parada Gay para tentar livrar os homossexuais de uma vida de “sexo livre”, “prazeres vazios” e “vícios” e encaminhá-los ao que chamam do caminho correto indicado por Jesus, longe da homossexualidade.

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/06/26/evangelicos-vao-a-parada-gay-para-tirar-homossexuais-do-mau-caminho.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4 evangélicos? Não vamos generalizar!

      Excluir
    2. 9 manifestantes e mais de 2000 evangélicos? Não vamos generalizar né!

      Excluir
    3. E não generalizei! Em momento nenhum, aliás nem fui contra o protesto, só estavam no local errado, muitos estavam ali para adorar a Deus. Só deveriam ter respeitado isso.

      Excluir
    4. Eu também não generalizei! Em momento nenhum, aliás nem fui contra a pregação, só estavam no local errado, muitos estavam ali pela causa LGBT como mostra reportagem foi numa parada gay. Só deveriam ter respeitado isso. ;) Viu como tudo é relativo anonimx ! Se um não começa o desrespeito o outro não reage! Ação e reação! Bjokas

      Excluir
  6. Tem maaaaiiiss não acabou não!

    Evangélicos vão a Parada Gay para pregar sobre Jesus



    http://noticias.gospelmais.com.br/evangelicos-vao-a-parada-gay-para-pregar-sobre-jesus.html

    ResponderExcluir
  7. Tem maaaaaaaaaaaaiiiiisssss!

    Início » Direitos Humanos » Evangélicos protestam contra aborto e casamento gay
    Evangélicos protestam contra aborto e casamento gay
    Manifestação organizada por Silas Malafaia em frente ao Congresso pretende reunir pelo menos 30 mil pessoas na tarde de hoje. Deputado do PT diz que intenção do pastor da Vitória em Cristo é pressionar Dilma às vésperas de 2014

    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/evangelicos-protestam-contra-aborto-e-casamento-gay/

    ResponderExcluir
  8. Oppaaaaaaaaaaaaaaaaa olha só quanto "respeito" e amor de deus!

    Em protesto, evangélicos chamam casamento gay de 'obra do diabo'
    Manifestação em Brasília, convocada pelo pastor Silas Malafaia, reuniu milhares que criticaram o aborto e a proposta que torna crime a homofobia


    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2013-06-06/em-protesto-evangelicos-chamam-casamento-gay-de-obra-do-diabo.html

    ResponderExcluir
  9. "Ser gay é errado, e é, porque é!" Veja como isto soa ridículo. Ninguém tem argumentos plausíveis para se opor à homossexualidade. E não tem, porque é uma manifestação natural de identidade do ser humano(sem excluir outras espécies de seres vivos que também manifestam a homossexualidade). Pastor, padre, palestrante ou quem quer que seja, não podem provar que é errado, e nem mesmo um livro escrito a mais de dois mil anos atrás. Aos religiosos: Nós (gays), não fomos feito pelo demônio. Fomos feito pelo seu Deus, assim como vc. Pois como vcs mesmo diz: Deus é amor. Então parem de pregar o ódio ao seu semelhante, e se assim faz sua igreja, dê o fora, pois ela não está à serviço do Deus bom, justo, de caridade e amor que me faço acreditar que exista. Sou lésbica, minha família me aceita e sou muito feliz com minha condição. Gostaria de poder ser respeitada, assim como respeito quem é diferente de mim. Não apenas heterossexuais, mas pessoas de outra raça, religião, condição física, etc. Somos todos seres humanos, por favor!
    P.S.: Gostaria de saber como estão as meninas, se elas vão processar de alguma forma os policiais, se elas tem esse direito, etc. Mantenha-nos informados. :)

    ResponderExcluir
  10. acho que a discussão vai além... Mesmo estando em um estado laico existe uma "bancada evangélica", eles não se aliam a uma ideologia política e sim a ideologia religiosa. Acho que a partir disto posso considerar um culto como uma manifestação política e, pior ainda, sendo realizado por um ator político que esta no poder... E um ato político deve sofrer oposição, ainda mais quando a postura dessa reunião é de propagar o ódio a uma minoria que já é defendida por lei.

    Discurso religioso não deve acobertar crimes!!

    ResponderExcluir
  11. Da mesma forma o Jean Wyllys também, com seu discurso homossexual.

    ResponderExcluir
  12. NÓS CRISTÃOS, NÃO SOMOS CONTRA E NUNCA FOMOS A QUEM QUER SER O HOMOSEXUAL, SOMOS CONTRA ELES QUERER OBRIGAR VIA LEI A UM PADRE OU A UM PASTOR A CASAR ELES PERANTE AS LEIS DE DEUS DENTRO DE UMA IGREJA, A INTOLERANCIA É DOS HOMOSEXUAIS QUE NÃO ACEITAM ESTA DECISÃO CRISTÃ, E AGORA ESTÃO APELANDO PARA ATOS REPUGNANTES E RIDICULOS, EM MEIO A UM CULTO RELIGIOSO, PERDERAM A NOÇÃO DO RIDICULO, E QUEM APOIA ESTE TIPO DE ATITUDE SO TEM UMA EXPLICAÇÃO, OU É HOMOSEXUAL INRUSTIDO, OU É PEDOFILO, OU TEM TARA SEXUAL E QUER VER ONDE VAI PARAR A LIBERTINAGEM PARA ELE PODER FAZER PIOR. E PARA ENCERRAR ESTE ASSUNTO ESTE TIPO DE OPINIÃO QUE VOCES ESTÃO POSTANDO NÃO TEM FORÇA NENHUMA,VOCES ESTÃO CADA DIA MAIS FRACOS E PARA DEUS ISSO NÃO TERÁ PERDÃO. E PELO ANDAR DA CARRUAGEM, LOGO ALI NA FRENTE A IRMANDADE CRISTÃ NÃO IRÁ MAIS TOLERAR NENHUM TIPO DE ATO QUE DENIGRA O NOME DE DEUS, E ISSO PODERÁ TRAZER PROBLEMAS GRANDES E O PIOR, SE TRANSFORMAR EM UMA GUERRA PELOS DIREITOS DE CADA UM E PODEM TER CERTEZA OS APOIADORES DESTA CAUSA HOMOSEXUAL SAIRÃO DERROTADOS, MAS QUEM SAIRA PERDENDO SEREMOS TODOS NÓS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na prefeitura o GLORIFICA LITORAL é registrado como um evento cultural e não como um evento religioso !

      O Pr Feliciano é do partido do PSC - Partido Social Cristão .
      O Prefeito dessa cidade é o Ernane, também é do partido do PSC .
      Quando Feliciano subiu ao palco ele chamou o filho do prefeito que é vereador aqui da cidade, também do PSC, fez sua propaganda politica e ocorreu o beijo .

      TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES !

      Excluir

+Populares

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Mundo Raimundo Blog - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -